Autolesão

Automutilação não suicida é o ato de causar dor ou danos superficiais ao próprio corpo, sem intenção de causar morte. A auto lesão não tem uma explicação clara, mas entre suas razões permeiam a auto punição, uma forma de extravasar tensões e sentimentos negativos, ou mesmo um pedido de ajuda.

Tudo sobre a autolesão não cabe em um post. Em primeiro lugar, devemos lembrar que trata-se de uma pessoa, deliberadamente, inflingindo danos a si mesma. Isso é sinal que de algo interno está doendo tanto que está sendo externalizado na pele.

Pode ser um pedido de ajuda e pode vir acompanhado de ideações suicidas. Em outros casos, torna-se um ato de coping: enfrentar a dor, o desânimo, a raiva ou qual for o problema, se machucando.

A situação costuma ser cíclica:

Dificuldade de lidar com o sofrimento 👉 autolesão 👉 alívio temporário 👉 surge o sofrimento... E o ciclo se repete.

Vamos entender melhor o que é e como lidar com isso:

O motivo da automutilação? Varia de cada um. Alguns deles profissionais de saúde apontam que o comportamento pode ser, inclusive, uma forma de lidar com ideação suicida e amenizar esses pensamentos.

O que eu vejo por aqui, na maioria das vezes, é a palavra "alívio". Alívio de alguma sensação ruim após se machucar. Também já li: colocar para fora uma dor que dói dentro. Auto punição. Vontade incontrolável. Qual a sua palavra quando se trata de auto mutilação? Conta lá no insta!

Outra coisa que sempre me perguntam, tá no post mas vou repetir: não, nem todo border se machuca. Não, a auto mutilação não é um sintoma exclusivo do borderline.

Tratamento? Tem sim. Vai seguir o raciocínio clínico de qualquer comportamento compulsivo porém considerando toda a sintomatologia do transtorno borderline e suas especificidades. A medicação pode ajudar também a frear a compulsão e atuar amenizando sintomas que possam gerar a vontade de se machucar.

Vamos falar de redução de danos em relação a auto mutilação?

Relutei muito em fazer esse post para evitar a polêmica de "ai mas o ideal é ninguém se machucar". Só que vida real, né? Não é simples assim parar com um comportamento compulsivo.